quinta-feira, 30 de junho de 2011

*AQUELES FILHOS DA...




Hoje eu acordei meio ecológico, lembrando do que este nosso Brasil é e o que ele foi quando Joaquim Osório Duque Estrada, há quase 100 anos, criou a letra para o nosso  hino.

O texto, entre outras coisas, fala deste país, que vivia deitado em berço esplêndido e era um gigante pela própria natureza. Naquela época, o sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Hoje, de modo impiedoso e irresponsável, devastam essa natureza.

Pena que não existam mais aqueles filhos desta pátria-mãe gentil... para, à beira de algum riachinho, gritar mais alto e libertar esta nossa terra dos tiranos que ainda ousam acabar com o que resta do verde louro desta flâmula! Hoje só existem aqueles filhos da (*) ...

Já estou cansado de ouvir os boçais dizerem que ecologia é coisa de veado! É verdade! Também é de mico-leão dourado, de lobo guará, de ararinha azul e de tantas outras vítimas da inconsciência.

Mas mesmo diante de tanta irresponsabilidade, devastação e  desamor com a natureza brasileira eu não consigo deixar de ser um incorrigível otimista. Ainda espero que os donos do poder preocupem-se com uma ecologia mais humana, mais ampla, enfim uma ecologia para todos.

Assim não precisaremos ser heróicos, nem gritar brados retumbantes... precisaremos apenas de consciência e cooperação. Tenho certeza de que, logo logo, conseguiremos com braços fortes devolver a grandeza que a Pátria nos traz!

Era isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário